Quando se descobre que está grávida é normal que a maioria das mulheres tenha muitas dúvidas, medos e anseios. Para que esse medo se transforme em segurança e ela possa aproveitar a jornada de 9 meses que vem pela frente, é muito importante ter uma obstetra de confiança para o planejamento da gravidez. 

Na consulta de pré-natal, que idealmente deve ser feita pelo casal, é realizado um check-up por meio de exame clínico e de exames laboratoriais para acompanhar a gravidez com segurança. Esse é o momento perfeito para iniciar a suplementação de ácido fólico visando a prevenção de malformação do cérebro do bebê, por exemplo.

Em caso de pacientes que têm alguma doença pré-existente como diabetes, pressão alta, problemas de tireoide, antecedente de trombose ou ainda algum antecedente que possa se tornar um risco ou preocupação durante a gravidez, esse acompanhamento regrado se torna ainda mais importante e necessário.

Sobre parto humanizado

Dar à luz deve ser um momento mágico na vida da mulher! 

O parto humanizado prioriza a mulher e o seu bebê como protagonistas desse momento, sempre prezando pelo bem-estar de ambos.

O parto humanizado é sobre prestar assistência para a mulher em todas as etapas. E todos esses procedimentos possuem o objetivo de proporcionar uma experiência mais segura e acolhedora principalmente quando ele ocorre no hospital.

Seja realizado por cesárea ou por meio do parto tradicional, o termo “humanizado” refere-se à forma como o procedimento é feito. Em vez de tratar o parto como um procedimento cirúrgico a ser cumprido de forma fechada, em partos humanizados as vontades e particularidades da gestante são consideradas e respeitadas, tornando assim o momento totalmente personalizado.

No parto humanizado, a mulher é a protagonista. Ela tem a chance de escolher e guiar o momento — cabendo à equipe médica atuar somente quando (e se) ocorrer algum problema.

Esse processo começa nos exames pré-natais, seguindo até o pós-parto. No parto humanizado, a mãe tem controle de situações como a posição que deseja ter seu filho, se vai fazer uso de anestesia ou não, a luz do local, entre outros fatores. 

Não há pressão para acelerar o nascimento do bebê, e todos esses procedimentos são adotados para prevenir qualquer tipo de situação que leve a causar desconforto à gestante ou alguma situação que possa ser caracterizada como violência obstétrica.

O trabalho da equipe caracteriza-se por uma espera observadora e paciente. Todos devem trabalhar buscando formas de reduzir a dor e as contrações da futura mamãe. Para isso, o ideal é escolher uma equipe de profissionais que esteja de acordo com seus valores e expectativas, respeitando-os durante os procedimentos.

SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI...

Já conhece um pouco sobre meu trabalho, que faço com muito carinho e dedicação. Se precisar de uma consulta ou auxílio especializado, estou aqui para ajudar!

CLIQUE AQUI PARA AGENDAR SUA CONSULTA
Dra Jacqueline Louro

Perguntas frequentes

Como funciona a consulta? +

Na consulta, eu realizo a anamnese, que se trata de uma avaliação para recolher os dados de saúde da mulher, sejam eles ginecológicos, sexuais e obstétricos, juntamente com o histórico clínico da paciente considerando dados clínicos, cirúrgicos, histórico familiar e hábitos de vida.

Em seguida, partimos para o exame físico. Essa avaliação inclui principalmente a exame das mamas, abdômen e dos órgãos genitais. Pode ser necessário analisar a vulva e passar o espéculo vaginal para observar as paredes da vagina, ver as secreções e o colo uterino.

Terminados a anamnese e o exame físico, posso solicitar exames mais específicos, considerando as queixas e os achados durante a avaliação física.

Com que frequência devo visitar minha ginecologista? +

O ideal é visitar sua ginecologista pelo menos uma vez por ano, mesmo que não tenha sintomas. Esse acompanhamento regular é fundamental para a prevenção e diagnóstico precoce de doenças, como câncer de mama e de colo do útero, além de garantir que sua saúde ginecológica esteja sempre em dia.

No entanto, a frequência pode variar de acordo com a sua idade, histórico médico e necessidades específicas. Por exemplo, se você tem condições como a Síndrome dos Ovários Policísticos ou está em tratamento para alguma condição, pode ser necessário um acompanhamento mais frequente.

Sempre que sentir que algo não está certo, como alterações no ciclo menstrual, dores ou outros sintomas, não hesite em agendar uma consulta.

Qual a duração da consulta? +

A duração da consulta pode variar dependendo do motivo da visita e das suas necessidades. Geralmente, as consultas duram entre 30 a 45 minutos, mas se for necessário realizar exames ou discutir questões mais complexas, pode ser um pouco mais longa. O importante é que você se sinta confortável e que eu tenha tempo para ouvir todas as suas dúvidas e cuidar de você com atenção.

A Dra. Jacque atende algum convênio médico? +

Sim, no consultório da Vila Nova Conceição são aceitos os seguintes convênios: Bradesco, Sul-America e Amil. Para outros convênios, você pode solicitar o reembolso da consulta com a emissão de recibo. Verifique essa possibilidade com a operadora do seu plano de saúde.

1
2
3
4
5
6

SEO para Médicos